Grupo de Leitura de Lacan
Seminário 1 – A formação do eu
1º semestre – 2023
Apresentação:
… “Por isso, Freud é levado a conceber o narcisismo como um processo secundário. Uma unidade comparável ao eu não existe na origem, nicht von Anfang, não está presente desde o início no indivíduo, e o ich tem de se desenvolver, entwickeln werden. As pulsões autoeróticas, ao contrário, estão lá desde o início.”
Jacques Lacan
Lacan – Seminário 1 – Cap. XIX – Sobre o Narcisismo. pág. 156
Na primeira parte do Seminário 1, Lacan critica a psicologia do eu, propõe o retorno a Freud dando relevância ao inconsciente, um retorno à importância do inconsciente, em contraste com a ênfase dada ao eu. A partir daí, revê alguns conceitos psicanalíticos que fundamentam a prática clínica:
- coloca em evidência a resistência como parte do trabalho da análise;
- toma a transferência como efeito da resistência que aparece na fala;
- trata da negação como suspensão do recalque que faz aparecer o inconsciente sem que se tenha uma aceitação do recalcado.
Na segunda parte, vai falar sobre a formação do eu, para tal, retoma o estádio do espelho e recorre ao experimento óptico do vaso, que revelam o quão imaginário é o eu pois perde o seu lugar de protagonismo e aparece como dividido.
O estádio do espelho é um momento do desenvolvimento humano no qual o(a) bebê vê sua imagem no espelho o que provoca a antecipação de uma unidade corporal e resulta na identificação da sua própria imagem.
O esquema óptico é uma maneira de ilustrar o que resulta da intrincação estreita do mundo imaginário e do mundo real na economia psíquica.
A proposta da leitura deste semestre é nos deixar envolver com o tema da formação do eu a partir destes recursos desenvolvidos por Lacan e dos conceitos freudianos de narcisismo, ideal do eu, eu-ideal, pulsão.
Objetivos:
A intenção da realização desse grupo é formar um espaço de referência para quem se interessa pela psicanálise, possibilitar o contato com os Escritos e Seminários do Lacan e promover uma reflexão crítica. Buscaremos no texto a tese lacaniana de que o inconsciente tem estrutura de linguagem, de que a psicanálise é a ciência da palavra habitada pelo sujeito. O efeito disso é pensar como a psicanálise fundamenta a prática clínica, assim como seu olhar para questões sociais, políticas e de poder.
Nos encontros leremos em conjunto e intercalaremos com discussões dos temas apresentados, de maneira a propiciar a familiaridade com os conceitos psicanalíticos e com a retórica de Lacan.
Modo de realização:
As atividades do grupo fazem parte do IP – Instituto de Psicanálise, Clínica e Pesquisa, grupo de psicanalistas interessadas(os) no estudo, prática e transmissão da psicanálise. Mais informações no site: https://www.ipclinicaepesquisa.com/
Os encontros serão realizados online pela plataforma Google Meet para as pessoas inscritas.
Inscrições:
As inscrições podem ser feitas através do:
e-mail: sandravinhal@gmail.com
whatsapp ou telefone: (19) 99577-3000
Cronograma e horário:
23 de março, 6 e 20 de abril, 4 e 18 de maio e 1, 15 e 29 de junho de 2023.
Os encontros serão quinzenalmente às quintas-feiras das 19h30 às 21h
Material:
Livro:
O SEMINÁRIO, LIVRO 1
Os escritos técnicos de Freud
Companhia das Letras
https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=4100694
Pagamento:
R$ 50,00 a cada encontro. O pagamento poderá ser realizado por Pix para o CPF: 017043739-64
Público alvo:
Qualquer pessoa que se interesse pela psicanálise sem necessariamente ter nenhum conhecimento prévio.