Quem Sou

Nasci em Lisboa em julho de 1973. No ano de 1976, meus pais estabeleceram residência em Limeira/SP. A minha formação em psicologia é concluída em 1998 na Universidade Estadual de Londrina no norte do Paraná.

Na sequência estabeleço contato com professores que analisavam os textos de Lacan em grupos de estudos e projetos de atendimentos terapêuticos realizados na clínica da universidade. Nesta época, a forma de trabalho clínico na psicanálise despertou minha atenção.

Dessa forma, conciliei a  aproximação dos estudos de Freud e Lacan completando uma especialização em psicanálise no biênio 97/98, cujo corpo docente era composto por psicanalistas de Curitiba. Na conclusão dessa formação, escrevi o artigo “Entrada em análise, um passo além do sofrimento”.

No ano 2000, em Limeira, conheci a Sociedade Campinense de Psicanálise (atual Associação Campinense de Psicanálise), instituição onde iniciei minha análise pessoal e comecei a minha formação em psicanálise participando de seminários, discussões de casos clínicos, atendimentos e supervisões clínicas de pacientes.

Em 2003, fui à Lisboa integrar estágio na área social conhecendo outras realidades, culturas e participando das atividades do Centro Português de Psicanálise, grupo de psicanalistas e pessoas interessadas na psicanálise. Ainda segui com minha análise pessoal e atendimentos clínicos.

Nesta época já tinha interesse em fazer um mestrado em psicanálise, entretanto, haviam poucas possibilidades em Portugal. Na instituição portuguesa, acompanhando a participação de psicanalistas vindos da Espanha, desenvolvo interesse pelo trabalho deles e obtenho informações sobre mestrado nesse país.

Em Madrid, no ano de 2007, iniciei o mestrado em “Psicanálise e Filosofia da Cultura” na Universidad Complutense de Madrid. O curso está vinculado na Faculdade de Filosofia e tive oportunidade de ouvir professores e ler importantes autores como Marx, Nietzche, Kant além de Freud e Lacan. Por lá, obtive uma bolsa de estudos do Ministério da Educação da Espanha para a conclusão do curso. E por fim, apresentei a tese do mestrado em 2010 com o tema “Psicanálise e Iluminismo: a não ensamblagem entre razão e linguagem”.

Neste mesmo ano retornei para o Brasil em Limeira, onde retomei os atendimentos clínicos.

Entre 2012 e 2022 trabalhei numa instituição do estado atendendo pessoas que já foram presas e seus familiares.

A partir de 2020, com a situação da pandemia de COVID-19, os atendimentos passaram a ser apenas remotos, atualmente atendo na clínica presencialmente e mantive também os atendimentos online.

Sandra Vinhal Psicanalista

O trabalho de análise

A psicanálise é um método clínico de tratamento que pode ter um efeito terapêutico, escutando o paciente no que há de singular em sua fala e no que se manifesta nele sem que tenha essa percepção. Saiba Mais...

Primeira entrevista

O contato para se marcar uma primeira entrevista pode ser feito por chamada telefônica, whatsapp ou e-mail. Saiba Mais...

Supervisão clínica

A supervisão é dirigida para profissionais que praticam a clínica da psicanálise. Saiba Mais...

Grupo de estudos

Como atividade de divulgação da psicanálise, vamos iniciar estudo em conjunto sobre textos de Freud e Lacan. Saiba Mais...